PROJETO FOLCLORE

Autora: professora Veridiana do Nascimento Ferraz, sala multisseriada

Foi realizado na Escola Rural Municipal Otávio Levandoski, um projeto de resgate de valores com o tema Folclore, sendo envolvidos os alunos da sala Multisseriada de 1º, 3º, 4º e 5º anos, sob a regência da professora Veridiana do Nascimento Ferraz e Aliana Belinoski. 

O projeto iniciou-se com um diálogo sobre o significado da palavra Folclore, posteriormente na aula de Artes houve a roda de conversa onde cada aluno compartilhou histórias presenciadas por eles ou herdadas de seus familiares sobre personagens folclóricos, de mitos e lendas da região.

Foram realizadas atividades de pesquisas sobre os personagens do folclore brasileiro, comidas típicas de cada região, danças, parlendas, trava línguas, ditados populares, lendas, mitos e leituras de textos fazendo parte da criação do livro da turma, reunindo todos os materiais trabalhados a obra recebeu o nome de Histórias do Folclore Brasileiro.

Em atividade interdisciplinar de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa, foi aplicado uma atividade de pesquisa em âmbito familiar, onde os alunos conversaram com familiares sobre as lendas, após escolher o material recolhido fizeram o relato por escrito em forma de texto e ilustração da lenda, apresentando em sala de aula para todos os colegas e professoras, também pesquisaram os brinquedos e brincadeiras antigos sendo posteriormente trabalhado com os alunos.

Para a montagem do painel externo na escola, os alunos organizados em grupos realizaram a pintura de alguns personagens do folclore em papel craft, utilizando para a pintura tinta guache em base tnt com acabamentos em EVA. Para a montagem, os alunos auxiliaram na distribuição dos personagens e retoques finais.

O intuito do projeto foi resgatar valores da história local, costumes e memórias de seus familiares, ampliando seus conceitos de cultura.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estações do ano

Receitas e agricultura familiar